top_2.gif
  •  
CHEIAS
Bombeiros Voluntários de Resende
"As cheias são fenômenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas. Nalgumas partes do globo as cheias podem dever-se também ao derretimento de calotes de gelo.

As cheias podem ainda ser causadas pela rotura de barragens, associadas ou não a fenômenos meteorológicos adversos. As cheias induzidas por estes acidentes são geralmente de propagação muito rápida."

Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)

                                                                            

Em Portugal Continental

  Image "As situações de chuva intensa, que originam as cheias, encontram-se associadas a condições de instabilidade atmosférica que, em Portugal continental, ocorrem geralmente do Outono à Primavera. ... "

 

Ler mais 

 

 

  Efeitos e Vulnerabilidades    ote

  Image

"A análise do risco de cheia e a gravidade dos seus efeitos é crucial para a decisão sobre medidas de defesa a adoptar contra cheias. Entendem-se por vulnerabilidades os elementos da nossa sociedade que ficam expostos, ou são afectados".

Ler mais 

EvPrevenção dos Efeitoss

  Image

"A acção preventiva constitui a estratégia mais eficaz no combate a este tipo de situações extremas, dadas as suas graves consequências...."
Ler mais 

 

Medidas de Autoprotecção

  Image

"Habitualmente é possível prever uma cheia através dos níveis de água, das descargas das barragens e das observações meteorológicas.
 ..."
Ler mais   

 

 

Menu