top_2.gif
  •  
Incêndios Florestais
Bombeiros Voluntários de Resende
"As causas dos incêndios florestais são das mais variadas. Têm, na sua grande maioria, origem humana, quer por negligência e acidente (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas eléctricas), quer intencionalmente. Os incêndios de causas naturais correspondem a uma pequena percentagem do número total de ocorrências.                                                                                                                                                                                                  A distribuição temporal dos incêndios florestais em Portugal Continental é marcadamente sazonal, verificando-se o maior número de ocorrências e de área ardida nos meses de Julho, Agosto e Setembro. A área ardida nos meses de Inverno não é muito significativa, comparativamente ao resto do ano."

Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)

        

                                                                            

Danos

Image

"A floresta tem sido ao longo dos últimos anos alvo de danos significativosquer em termos de áreas ardidas quer em destruição de espécies singulares. ... "                   Ler mais 

 

Medidas de Autoprotecção 

    Image

"Aprenda e ensine as práticas de segurança contra incêndios Tenha sempre um meio para extinguir de imediato e completamente o início dum incêndio..."
Ler mais 

Evite os incêndios florestais

    Image

"Uma rápida primeira intervenção é crucial para que um incêndio não se desenvolva para proporções incontroláveis.Qualquer utilizador da floresta deverá efectuar todos os esforços extinguir ou controlar qualquer foco de incêndio..."
Ler mais 

 

Folhetos 

  Image

"A ANPC editou a Colecção Prevenção e Protecção composta por 21 folhetos dirigidos ao público em geral (14 temas) e às crianças e jovens (7 temas) visando o conhecimento e adopção de medidas de prevenção e autoprotecção ..."
Ler mais   

                         

Menu